CIIC

11º Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica – CIIC 2017

02 a 04 de agosto de 2017
Local: Instituto Agronômico (IAC)

Agenda
Inscrições até 05/05/2017

Inscrição dos Trabalhos no CIIC 2017


Planilha de inscrição de trabalhos

Cada bolsista deverá preencher a primeira linha da planilha e enviar o arquivo para o representante indicado por sua instituição até o dia 05/05/2017. Veja abaixo um exemplo da planilha preenchida.

Planilha de inscrição de trabalhos

As colunas hachuradas (em cinza) são reservadas para a organização do evento.

Os inscritos receberão um número de registro de cinco dígitos (primeira coluna), que passará a identificar seus arquivos e que deverá ser incluso no corpo de seus resumos e pôsteres. A planilha preenchida com esses números será publicada até o dia 19/05/2017.

Os dados da planilha servirão como controle da organização do evento e serão usados para emissão dos crachás e dos certificados, portanto é importante que eles sejam preenchidos com muito cuidado.

O título do trabalho deverá ser preenchido com a formatação que será publicado, respeitando-se, por exemplo, o uso de itálico nas nomenclaturas científicas.

No campo dos autores deverão ser incluídos TODOS os autores (máximo de 5), sendo que o primeiro autor será sempre o bolsista.

Obtenha aqui seu número de inscrição

 

Apta Regional
Embrapa Informática Agropecuária
Embrapa Meio Ambiente
Embrapa Monitoramento por Satélite
Instituto Agronômico (IAC)
Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL)
Instituto de Zootecnia (IZ)

Elaboração dos resumos simples/expandidos


Todo bolsista ou estudante de graduação deverá elaborar, em conjunto com seu orientador, um resumo (simples ou expandido, a critério da instituição) de seu trabalho para ser publicado nos Anais, conforme as normas e o modelo de formatação disponibilizados nos links abaixo.


Elaboração dos arquivos dos pôsteres


Os pôsteres deverão seguir os modelos disponibilizados nos links abaixo e definidos para cada uma das instituições.


Impressão dos pôsteres


Informações sobre a impressão dos pôsteres devem ser obtidas diretamente com os representantes das instituições na comissão de organização.


Sugestão para apresentação dos pôsteres


Apresente o que é mais importante na sua pesquisa. Utilize gráficos, figuras e textos, preferencialmente coloridos, bem distribuídos ao longo do pôster (evite número excessivo de cores).

Utilize títulos para destacar objetivos, resultados, conclusões etc. Organize em colunas as sessões para melhor visualização e leitura.

O estilo e o tamanho das fontes devem possibilitar a leitura a uma distância de 1 a 2 metros. Recomenda-se para  o título fonte 90 pts, negrito e, para os subtítulos utilize fonte 72 pts.

O conteúdo do pôster é livre. Contudo, há itens obrigatórios como autores, afiliação e contato. Outros itens de sua estrutura, não obrigatórios, são introdução, metodologia (resumida), resultados e discussão. A introdução e a discussão podem ser substituídas, respectivamente, por objetivos e conclusões.

Referências bibliográficas podem estar em uma folha à parte, disponível para a audiência ou como forma de lembrança.

Tenha em mente que, de maneira geral, a lógica da leitura é de cima para baixo e da esquerda para a direita.

Procure não deixar o pôster congestionado com imagens ou textos e não diminua a fonte para solucionar o problema de espaço. O pôster deve ser visualmente interessante e atrair a atenção dos visitantes.


Apresentações orais


Escolhidas pela Comissão Organizadora, as apresentações orais serão realizadas entre os dias 02 a 04 de agosto de 2017. Cada apresentação oral deverá ter duração total de 15 minutos, sendo 10 minutos destinados à exposição do tema e cinco minutos reservados para perguntas.


Apresentações de pôsteres


As apresentações de pôsteres serão distribuídas em sessões definidas na programação do evento pela Comissão Organizadora. Durante as sessões, é obrigatória a permanência do bolsista ou estudante de graduação ao lado de seu pôster para responder às perguntas do comitê de avaliação.


Premiação


Estão previstas premiações para as melhores apresentações orais e para as melhores apresentações de pôsteres dos bolsistas PIBIC/PIBITI de cada instituição, que ocorrerão no encerramento do evento, no dia 04 de agosto de 2017.


Certificados


Os certificados serão disponibilizados para download no site após a realização do evento.